Grita Liberdade

"Não há lei mais injusta do que a lei da força"

sexta-feira, março 07, 2014

Os pobres que paguem a crise.

A Justiça na sua generalidade, bem como os órgãos de investigação e de inquérito ao serviço da República, trilham um incompreensível caminho que conduz ao seu completo desprestigio.
Poderão existir poderosas razões de complexidade processual mas não se defendeu a capacidade de administração da Justiça, num caso que esteve sob mira dos portugueses, nestes difíceis tempos de crise.
O desfecho do ‘caso BCP/Jorge Jardim Gonçalves’, agravado por introduzir no barulho o órgão regulador das instituições financeiras nacionais (BdP) é uma situação verdadeiramente insuportável.
A prescrição decretada pelo Tribunal de Lisboa, no que se refere às acusações procedentes do Banco de Portugal, é, em termos de opinião pública, uma situação de denegação de Justiça que não deixará de ter consequências.


A Justiça não é um luxo nem uma ‘gordura’ do Estado. É um garante fundamental para a coesão social e dos equilíbrios entre os direitos e os deveres dos cidadãos. Quando claudica provoca danos incomensuráveis. E não há desculpas que sirvam, nem perdões que se aceitem.
 
AVISO: Este blogue não aceita comentários aos textos publicados. Não sendo um órgão de comunicação social, não deve explicações a quem quer que seja, só o visitando quem quer. É um espaço de OPINIÃO onde o autor, devidamente identificado, escreve o que lhe dá na gana, sem ofender quem quer que seja. No entanto, eventuais reações por parte dos leitores, serão tomadas em consideração (devendo para tal, ser enviadas através do e-mail gritaliberdade@sapo.pt), desde que o comentarista esteja devidamente identificado e a sua posição seja considerada de interesse para um debate franco, aberto e leal.