Grita Liberdade

"Não há lei mais injusta do que a lei da força"

quarta-feira, janeiro 23, 2013

Estado indemniza Fernando Charrua


Em 2007 o Professor de Inglês destacado na DREN, Fernando Charrua, foi alvo de um processo disciplinar, instaurado pela então Diretora Regional, Margarida Moreira, alegadamente por Charrua ter proferido declarações insultuosas ao primeiro-ministro José Sócrates. Terá dito Charrua: "Somos governados por uma cambada de vigaristas e o chefe deles todos é um filho da puta"
Na altura em que instaurou o processo disciplinar, Margarida Moreira, talvez se julgasse "dona do mundo" e que o seu dever era prestar vassalagem a José Sócrates. Há, infelizmente, muita gente a pensar como ela! O problema desse tipo de gente é que o poder um dia acaba...
Margarida Moreira, na altura, contrariamente ao que pensava, só contribuiu para desgastar ainda mais a imagem de José Sócrates.
Na legislatura seguinte, Margarida Moreira foi "corrida" da DREN, embora lhe tenham garantido um lugar noutra área do Governo.
Nos dias que correm, já ninguém se lembra dela.
Mas ela deixou história: fruto das suas decisões, viu o estado ser condenado a pagar 12 mil euros a Fernando Charrua.
Quem acusa esquecesse muitas vezes que os outros, primeiro defendem-se, mas depois "atacam" com todas as forças. Foi o que fez Fernando Charrua.
Agora pergunto: por que razão temos nós, pobres contribuintes, de pagar as decisões erradas e persecutórias deste tipo de governantes?

Lei toda a história em http://www.jn.pt/PaginaInicial/Seguranca/Interior.aspx?content_id=3008066&page=-1.

Grândola Vila Morena

Grândola, vila morena
Terra da fraternidade
O povo é quem mais ordena
Dentro de ti, ó cidade

Dentro de ti, ó cidade
O povo é quem mais ordena
Terra da fraternidade
Grândola, vila morena
Em cada esquina, um amigo
Em cada rosto, igualdade
Grândola, vila morena
Terra da fraternidade
Terra da fraternidade
Grândola, vila morena
Em cada rosto, igualdade
O povo é quem mais ordena
À sombra duma azinheira
Que já não sabia a idade
Jurei ter por companheira
Grândola, a tua vontade
Grândola a tua vontade
Jurei ter por companheira
À sombra duma azinheira
Que já não sabia a idade.

É só vigaristas

A exemplo do que acontece em Portugal, na nossa vizinha Espanha, o que há mais é vigaristas.
O Jornal El País tem vindo a divulgar o escandalo do pagamento a altos dirigentes do Partido Popular de mais de 10 000 euros mensais.
Por sua vez o diretor-geral da Fundação Ideas (Laoratório de Ideias do PSOE) e co-autor do recente relatório do FMI sobre os cortes na despesa em Portugal, foi demitido por ter contratado uma colunista que não existe.
Estamos feitos!

http://sol.sapo.pt/inicio/Internacional/Interior.aspx?content_id=66892

EDP: três milhões

Enquanto os cães ladram, ao mesmo tempo que os "peões", em nome dos cães, distribuem rebuçados, a caravana passa.
Uns dizem (enganados pelas suas próprias mentiras): "agarrem-me se não ele bate-me" outros, com calma e serenidade, apresentam obra.
Não passam a vida a oferecer jantares: eles estão caros, já não há muito quem cozinhe, e o interesse público assim o exige. Mas apresentam obra!
Jorge Dantas, Presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, é disso um bom exemplo.
Eleito para servir o povo, no ato de tomada de posse, prometeu que durante o seu mandato, iria acabar com as "quebras de energia" no Concelho.
Dito e feito. Até parece fácil!
Em apenas três anos conseguiu que a EDP investisse três milhões de euros no Concelho, com o objetivo de acabar com as ditas quebras de energia.
A questão é: porque é que outros falam tanto e não conseguem nada?
Ingenuidade? Má preparação política? Irresponsabilidade? Incompetência?
Responda o leitor. Eu tenho a minha própria opinião!

terça-feira, janeiro 22, 2013

A mentira

Confesso que tenho pena, muita pena até, de todos aqueles passam toda uma vida a viver na mentira.
Bem sei que são pessoas oriundas daquilo a quem chamamos "a ralé da sociedade" e que, por um motivo ou outro, se conseguem imiscuir junto das pessoas de bem e muitas vezes, mais do que as desejadas, até atingem lugares de destaque na sociedade.
Mas, lamentavelmente, não passam de pobres coitados, de quem a própria mãe terá vergonha!
Ameaçam tudo e todos. Tentam comprar a dignidade das pessoas que lhes aparecem à frente, com a mesma facilidade com que se compram chupa-chupas, só porque à sua volta estão pequenos seres que, "por meia dúzia de tustos", um reboçado ou um jantar vendiam, se necessário fosse, a sua própria mãe.
Recorrem a todos os meios, até aqueles que se praticavam no velho Oeste Americano.
Só não estão à espera que ainda exista quem partilhe os valores de Miterrand, Willy Brandt, Felipe González, Nelson Mandela ou Mário Soares.
Pensam que os outros cedem sempre. Ás vezes enganam-se!
Grita liberdade!

quinta-feira, janeiro 17, 2013

A dívida

O Prof. Carvalho de Moura foi Presidente da Câmara Municipal de Montalegre (CMM) durante, salvo erro, doze anos.
Não me compete avaliar a sua relação com o atual Presidente da Câmara porque, por um lado ainda não chegou a hora e, por outro, penso que ela é demasiado óbvia.
Registo, no entanto, o artigo por ele assinado no "Notícias de Barroso" de 15 de janeiro, que hoje mesmo me chegou  à caixa de correio e que aconselho, vivamente, a sua leitura.
Carvalho de Moura é claro da primeira à última linha.
O artigo tem está na página 5 e tem o título "da dívida a zero ao saneamento da vila da Ponte e outras sedes de freguesia"
No entanto, pelo respeito que deve a todos os Barrosões deve, em meu entender, divulgar quem é o António que escreveu vários artigos no Jornal que dirige.
Os Barrosões merecem, finalmente, saber quem é o autor de tal prosa!

Dom Corleone



Pode demorar muitos anos mas a verdade, tal como o azeite, vem sempre ao de cima.
Toto Riina o mafioso siciliano foi preso há vinte anos. É verdade que aterrorizou muita gente e que viveu (com o coração nas mãos), durante vários anos, á grande e à Francesa. Mas acabou na prisão.
Para a autarca de Corleone, “os políticos, polícias e pessoas comuns que fizeram frente à máfia não morreram em vão”. Toto Riina reinou durante muitos anos, mas para a história apenas fica conhecido como "A Besta", devido ao modo cruel e brutal como pautava a sua atuação.
A autarca pede desculpa, em nome de toda a Corleone, “por todo o sangue que custou", acrescentando que a cidade siciliana já não é controlada pela máfia e pedindo a todos os que ainda pertençam às estruturas de crime organizado para desistirem e partirem.
É sempre assim! O bem, embora possa demorar algum tempo, triunfa sempre sobre o mal.
Dos mafiosos não reza a história. Por muito que se pintem, deles apenas sobra o despreso!

quarta-feira, janeiro 16, 2013

É um canalha

Que o homem, sim com m minusculo, é um canalha já todos o sabiamos. O que não sabiamos é que lho podiamos chamar.
Mas, a partir de hoje, podemos-lho chamar sem qualquer tipo de receio. Estamos autorizados pelo excelentíssimo Presidente do Supremo Tribunal.
Do alto da sua sabedoria afirmou ao Jornal de Notícias: "os juízes têm de perceber a mentalidade das pessoas que vão julgar. "Canalha" não é ofensivo no Norte".
Fixe. Eu sou do Norte. O gaijo (será que isto é ofensivo? Vou perguntar à jurista!) é um canalha.

segunda-feira, janeiro 14, 2013

Benfica 2 - 2 Porto

Decididamente, Jorge Jesus, não consegue ganhar um só jogo "decisivo".
E o que é pior, é que até um Porto, claramente inferior ao Benfica, se pode ficar a queixar dos erros da arbitragem.
É Obra!
Mas, fontes bem informadas, garantem-nos que há uma explicação.
Jorge Jesus terá começado a palestra dizendo: "Somos a informar ..."
Claro está que os jogadores "desligaram" e não mais ligaram ao que o homem disse.
Somos quê? ... descansa Camões! Tu bem mereces!

As minhas desculpas

Apresento aqui, humildemente, as minhas sinceras desculpas por, nos últimos dias, não ter partilhado convosco os meus pensamentos.
Acontece que, por questões de lazer, não me foi possíbel escrever. A todos aqueles que diariamente visitam esta humilde página, as mais sinceras desculpas.
Há, no entanto, uma dúvida que últimamente me persegue: porque é que últimamente nos visitam, diariamente, mais de mil internautas? Porque é que na passada terça-feira foram ultrapassadas as       1 600 visitas?
Obrigado e boa semana de trabalho!

terça-feira, janeiro 08, 2013

Aquecimento no Centro Escolar



Hoje, perguntei à minha filha se havia aquecimento no Centro Escolar. Respondeu que durante manhã não houve aquecimento. E acrescentou: está sempre frio naquela escola.
Claro está que eu não vou perguntar como é possível abrir uma escola em Setembro, com aquecimento a gasóleo (meu deus! Em que país é que vivemos? Gasóleo, ao preço a que está!) e, três meses depois, repito, três meses depois, mudar para biomassa. Também não vou falar sobre a empresa que está a instalar o sistema (há lata para tudo).  Nem vou dizer que se trata de má gestão de dinheiros públicos. Não, repito, não digo.
A culpa, claro está, mesmo que não tenha culpa nenhuma, é do Director do Agrupamento de Escolas, que tem o descaramento de se queixar que está frio nas salas de aula.
Onde já se viu …

A lomba do Bairro


Para fazer uma simples lomba na estrada (passadeira) cortou-se o trânsito, numa das principais vias de acesso à vila, durante vários dias. Perdão: semanas. Julgamos que o motivo não terá sido a complexidade da obra, pois ninguém viu grandes trabalhos na estrada, mas sim, a sempre difícil decisão de saber se se devia fazer uma inauguração “à maneira”. Posta de parte esta hipótese, talvez por já existir festa garantida, para os comensais do costume, nos próximos dias, abriu-se a estrada.

Azar! Há quem diga que foi por não ter sido bem regada.

Num só dia dezenas de acidentes. Os estragos foram muitos! As reclamações também. Quem paga? O pobre do contribuinte!

Mas não há problema. Fecha-se de novo a estrada!

Deita-se a lomba abaixo e constrói-se de novo.

Dinheiro? Qual o mal? Ele sobra. Dá para pagar o arranjo dos carros e, decisão difícil, fazer uma festa, mesmo à maneira, em terreno inimigo.

Culpados da obra? O Diretor do Agrupamento de Escolas de Montalegre. Esse malando!

domingo, janeiro 06, 2013

Os Reis, em Vilar de Perdizes


Hoje, durante a tarde, cantaram-se os Reis em Vilar de Perdizes.
Foram várias dezenas de pessoas que, de porta em porta, percorreram as ruas da Aldeia.
Uma chouriça aqui, um copo acolá (de vinho, água ou sumo, consoante os gostos), mais à frente uma fatia de bolo ou uma rabanada. Bonito! Toda uma Aldeia unida, a aproveitar o espírito dos Reis para confraternizar e fortalecer os laços que as unem.
De registar o elevado número de jovens que, acompanhados dos respectivos Encarregados de Educação, marcaram presença nesta louvável iniciativa.
Uma última palavra para o sentido de justiça, acompanhado muitas vezes de indignação, daquela gente. Foram muitas aquelas nos deram palavras de incentivo para continuar a lutar pela causa pública. É bom saber que o trabalho que se está a desenvolver é reconhecido pelos seus destinatários. Só assim faz sentido trabalhar.

sábado, janeiro 05, 2013

Domingos Paciência

Nem toda a gente é perfeita. Por exemplo, Domingos Paciência, um dos maiores melhores treinadores Portugueses de sempre, é portista. O que é que vamos fazer?
Segundo se diz, foi pela sua ligação ao FC Porto que o Sporting cometeu o erro de o despedir.
Hoje, no seu primeiro jogo à frente dos Galegos do Desportivo da Corunha, ganhou ao Málaga por 1-0.
O Sporting, por sua vez, perdeu em Alvalade com o Paços de Ferreira, por 1-0. É a vida ...

Tavares, Presidente da CM de Valpaços

Francisco Tavares, é Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, desde 1985. UFA! Dentro de um mês, devido à lei Sócrates, vai abandonar a Câmara Municipal.
Na sua sua opinião "a vida é o que é, temos um tempo para estar, um tempo para permanecer e um tempo para sair. Está na altura de eu sair".
Ao contrário dos pequenos líderes que se acham importantes sai, tal como entrou, pela porta grande e pelo seu próprio pé, proporcionando mesmo condições para que o seu sucessor possa ter sucesso nas próximas eleições.
Outros fazem de tudo para se manter até ao último momento, na vã esperança de que a lei ainda mude.
Há ainda outros, que pedem aos seus fieis para que defendam a sua ida, na defesa do seu bolso, digo, dos interesses do Concelho em segundo (bem negociado em terceiro) lugar.
Tavares sai "com nostalgia e respeito por todos aqueles que ao longo dos anos em mim depositaram confiança, me deram incentivo para poder continuar a trabalhar pelo concelho". Outros só saem quando forem obrigados.

sexta-feira, janeiro 04, 2013

O rafeiro

Béu, ...béu ...béu ...
O rafeiro não pára de latir ... béu ...
A desilusão do bicho é grande!
Definitivamente, ninguém lhe liga.
Deixa ladrar. Quanto mais ladra mais forças perde.
Em liberdade, um grande abraço. Até já.

quinta-feira, janeiro 03, 2013

Pensamento da dia

Para quê dar palha a um "morto/vivo"?
No fundo, é como diz o povo na sua eterna sabedoria: “os cães ladram e a caravana passa”.
É claro que há cães que estão constantemente a ladrar. Mas a esses, dada a sua monotonia, chega um dia em que ninguém passa cartão.
É o caso.
Continuação de um feliz 2013.

É assim a vida!


Há quem se indigne por tudo e por nada. Há mesmo aqueles, ou aquelas, que se indignam porque, naquele momento de esquisofrenia, acham, simplesmente, que sim. Estou certo que, cinco minutos depois, achariam que não.
Na net, há um movimento que condena a deputada Isabel Moreira, simplesmente porque foi a uma exposição "de quadros"  do calibre do abaixo indicado.



Como é possivel?
Até eu, que acho que a deputada é um erro de casting, me vejo na obrigação de a defender.
Mas que culpa é que a senhora tem da "qualidade" da exposição ser aquela?
"Balha-me" santa Engrácia! ...

quarta-feira, janeiro 02, 2013

Coisa de garotos.




Aqui há uns meses, no intervalo do jogo Sporting-Porto, entrei no FacebooK. Uma das minhas “amigas” perguntava se alguém sabia o resultado o resultado do referido jogo. Confesso que dei uma valente gargalhada e questionei-me se tal grau de analfabetismo era, nos tempos que correm, possível.
A senhora em questão, para saber o resultado, bastava-lhe entrar na página de um órgão de comunicação social (será que ela sabe o que isso é?), e em especial num desportivo. Mas não! Colocou a questão na sua página do facebook.
Bem isto a propósito do convite para jantar da eurodeputada, Edite Estrela, ao ex-Primeiro Ministro José Sócrates.
Então não é que a senhora convida o homem através da sua página de twitter? Alguém no seu prefeito juízo responde a um convite para jantar feito através de tal meio? Só os garotos …
 
AVISO: Este blogue não aceita comentários aos textos publicados. Não sendo um órgão de comunicação social, não deve explicações a quem quer que seja, só o visitando quem quer. É um espaço de OPINIÃO onde o autor, devidamente identificado, escreve o que lhe dá na gana, sem ofender quem quer que seja. No entanto, eventuais reações por parte dos leitores, serão tomadas em consideração (devendo para tal, ser enviadas através do e-mail gritaliberdade@sapo.pt), desde que o comentarista esteja devidamente identificado e a sua posição seja considerada de interesse para um debate franco, aberto e leal.