Grita Liberdade

"Não há lei mais injusta do que a lei da força"

quinta-feira, fevereiro 26, 2009

Temos de Salvar o Planeta.

Segundo um estudo realizado em 2007 e 2008 por vários cientistas, e ontem divulgado, o aquecimento na Antártida é muito mais grave do que aquele que se previa, o que irá provocar grandes mudanças climáticas com consequências, muitas vezes devastadoras, em todo o mundo.

Será que ainda estamos em condições de salvar o nosso planeta?

A responsabilidade é de todos nós. Vamos dar as mãos, e juntos, contribuir para reduzir o efeito de estufa.
Eis alguns exemplos, simples, que podem contribuir para tal:

1. Substitua as lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas e incentive os amigos a fazê-lo.
2. Não deixe as janelas abertas com os sistemas de climatização ligados.
3. As cortinas nas janelas reduzem em cerca de 30% as perdas de calor de uma casa. No inverno, ao fim do dia, feche as cortinas. No verão mantenha-as fechadas durante o dia, embora nesta época do ano, a melhor arma contra o calor, sejam os estores de lâminas.
4. Retire o carregador de telemóvel da tomada, assim que a bateria esteja carregada.

Quatro simples exemplos que, sem custo, contribuem para uma vida melhor. Mais tarde daremos outros.

quarta-feira, fevereiro 25, 2009

O que é um líder?

Um líder, por definição, é alguém que já percebeu que quando é necessário mudar, o PRIMEIRO a mudar tem de ser ele próprio. É alguém que sabe o quão difícil é mudar, para desta forma perceber o desafio que é mudar os outros.
O líder tem de ser um agente em permanente mudança. Um ser com imaginação e insatisfeito – pois só assim consegue ter força e vontade de fazer “coisas” novas.
Um líder tem de ser flexível e ter espírito de EQUIPA. Tem de lutar, permanentemente, pela mudança e assumir riscos. Sobretudo ter coragem e inteligência para assumir riscos.

Meu caro amigo(a): olhe para o lado. Veja os líderes que tem. Vê alguém assumir riscos? Eu não.
Força Belmiro.

domingo, fevereiro 22, 2009

A falta de líderes.

Belmiro de Azevedo, patrão da Sonae, queixou-se esta semana, que Portugal tem falta de líderes.
Não podia estar mais de acordo com ele.
Com efeito, o que hoje mais temos, são “personagens” incapazes de arriscar e com um só objectivo na vida: manter o seu lugar, custe ele o que custar.
Aristides de Sousa Mendes, o cônsul Português em Bordéus – França – pôs a sua vida em risco, para, durante a 2ª guerra mundial, poder salvar a vida de milhares de refugiados que fugiam da perseguição nazi.
Álvaro Cunhal, aluno brilhante com um largo futuro á sua frente, de tudo abdicou para lutar por uma causa em que acreditava: a igualdade e o socialismo.
Mário Soares – figura de referência para as pessoas da minha geração – passou as “passas do Algarve” na luta por uma vida melhor para os indefesos da sociedade. Infelizmente, deixou-se levar por ódios pessoais e, enganado pelos dirigentes do seu partido de coração, com um tiro matou dois coelhos: traiu o seu amigo de sempre (Manuel Alegre) e entregou a presidência da república à direita e a Cavaco Silva. Este episódio, a história não o vai esquecer e fará dele um líder menor, no entanto, para nós, será sempre um grande líder.
Estes são alguns exemplos de grandes líderes. Muitos mais, obviamente, poderíamos dar.
E hoje, o que temos?
Pequenos seres, que por motivos de oportunidade ocupam determinados cargos, e que apenas se preocupam com uma coisa: olhar para o seu umbigo, os seus interesses e a sua carteira…
Assim, não vamos lá…

A amizade

É dos livros: a amizade, por muito que nos custe, deve sempre ser testada.
Com os meus amigos, raramente tive a necessidade de o fazer.
Desta vez, nem fez falta.
Quando um determinado "amigo" lhe cheirou que podia ... zás, esqueceu quem, assim o dizia, era seu amigo.
A vida continua...o tempo dar-me-à razão.
 
AVISO: Este blogue não aceita comentários aos textos publicados. Não sendo um órgão de comunicação social, não deve explicações a quem quer que seja, só o visitando quem quer. É um espaço de OPINIÃO onde o autor, devidamente identificado, escreve o que lhe dá na gana, sem ofender quem quer que seja. No entanto, eventuais reações por parte dos leitores, serão tomadas em consideração (devendo para tal, ser enviadas através do e-mail gritaliberdade@sapo.pt), desde que o comentarista esteja devidamente identificado e a sua posição seja considerada de interesse para um debate franco, aberto e leal.