Grita Liberdade

"Não há lei mais injusta do que a lei da força"

sábado, novembro 15, 2008

Alunos da Escola Secundária Dr. Bento da Cruz fazem greve

A exemplo do que aconteceu um pouco por todo o País, os alunos da Escola Secundária Dr. Bento da Cruz, em Montalegre, fecharam a Escola em protesto contra o novo estatuto do aluno e, em especial, quanto ao novo regime de faltas.

Bem pode o Secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, continuar a dizer que os estudantes "estão a ser manipulados".

Já diz o povo, "vozes de burro não chegam ao céu"...

Os alunos de Montalegre, a exemplo do que aconteceu no resto do País, agiram de livre e espontânea vontade. Essa é que é a verdade. Só o não vê, quem não quer.

Para a directora Regional de Educação do Norte, Margarida Moreira, há pessoas estranhas às escolas a mobilizar os alunos para o protesto que se realizou em algumas escolas da região.

Não merece comentários. Todos nos lembramos do episódio de má memória, chamado "caso Charrua".

O que me causa estranheza é continuar a ver tantos socialistas, com responsabilidades, com a cabeça metida na areia, fazendo de conta que nada está a acontecer.

Por que será?

quinta-feira, novembro 13, 2008

Montalegre SUSPENDE avaliação de professores

Os Professores e Educadores de Montalegre responderam com toda a clareza a José Sócrates e à sua Ministra de Educação. Foram 100% os Professores e Educadores que disseram NÃO ao modelo de avaliação proposto pela tutela.
Com efeito, os Professores e Educadores do Agrupamento de Escolas de Montalegre, após a leitura e análise dos documentos e instrumentos de registos de avaliação "decidiram SUSPENDER a participação neste processo de Avaliação de Desempenho até que se proceda a uma revisão concertada do mesmo, que o torne exequível, justo, transparente", pode ler-se no documento que foi enviado à Ministra da Educação, com conhecimento de várias entidades, entre as quais a Presidência da República, e subscrito por TODOS todos os Professores e Educadores deste Agrupamento de Escolas.
Grita Liberdade, Grita.

sexta-feira, novembro 07, 2008

A razão dos professores

Em 8 de Março de 2008, realizou-se em Lisboa a maior manifestação de que há memória, de uma só classe social: foi a manifestação dos professores.

Eu estive lá. De Montalegre, Concelho, eram poucos os presentes, mas a desilusão com a tutela era partilhada por muitos.

No próximo Sábado, mais uma manifestação se vai realizar em Lisboa, contra a prepotência, arrogância, autismo e desconsideração de que a classe docente tem sido vitima por parte da tutela. De Montalegre, e pela primeira vez, vai sair um autocarro cheio de professores para mostrar a sua indignação à tutela.

Uma só nota: na manifestação de 8 de Março de 2008 dirigiram-se a Lisboa cerca de 600 autocarros. Desta vez e a dois dias da manifestação já estão garantidos mais de 700.

 
AVISO: Este blogue não aceita comentários aos textos publicados. Não sendo um órgão de comunicação social, não deve explicações a quem quer que seja, só o visitando quem quer. É um espaço de OPINIÃO onde o autor, devidamente identificado, escreve o que lhe dá na gana, sem ofender quem quer que seja. No entanto, eventuais reações por parte dos leitores, serão tomadas em consideração (devendo para tal, ser enviadas através do e-mail gritaliberdade@sapo.pt), desde que o comentarista esteja devidamente identificado e a sua posição seja considerada de interesse para um debate franco, aberto e leal.